Estratégias
Para a concepção das roupas que criámos escolhemos usar materiais reutilizáveis, como garrafas de plástico, caixas de cartão, caricas, etc., por ser algo invulgar, dando sentido ao nosso projecto e ajudando-nos a passar a mensagem de individualidade. Para além disso considerámos reutilizar roupas dando-lhes uma utilidade diferente e original, com o intuito de facilitar a realização da colecção.
Dentro das actividades a realizar podemos enumerar a recolha de materiais, que consistiu primeiramente na realização de cartazes de divulgação e da exposição dos mesmos em locais estratégicos e em seguida na colocação de recipientes próprios para o depósito dos materiais pedidos. Posteriormente começámos a fazer uma campanha de solicitação de contribuição por parte dos alunos, professores e funcionários, disponibilizando mais recipientes de armazenamento, desta vez no bar dos alunos e espalhando pela escola flyers com uma lista de utensílios necessários.
Entretanto, em reuniões de grupo fora do horário escolar, temos desenvolvido o design corporativo da nossa marca, Bolachas com Queijo. Para tal demos inicio à elaboração do logótipo, estudando a sua forma e a(s) sua(s) cor(es), e também dos esboços de sacos, etiquetas, cartões de visita, autocolantes, faltando-nos o cartão de cliente, envelopes, papel de carta, fardas…
Para além disso avançámos com ideias de peças de roupa, juntando-as depois em esboços de conjuntos finais que mais tarde tornaremos em desenhos cuidados que mostrarão as dez propostas de figurinos.
Planeámos fazer nos dias 15 e 16 de Dezembro, quarta e quinta-feira respectivamente, o casting que servirá para escolhermos os alunos que colaborarão connosco como modelos, participando não só no desfile que será realizado no final do ano como um dos produtos do nosso projecto, como também no catálogo que dará a conhecer a nossa colecção.
O passo seguinte, previsto para o início do segundo período, será a execução das roupas. Com efeito teremos de procurar previamente compatibilidade entre os horários dos alunos escolhidos e o nosso, de maneira a podermos juntar-nos na escola ou num outro sítio mais conveniente e acordado por ambas as partes, com o objectivo de realizar todas as tarefas necessárias para a concretização das peças.
Ainda faremos uma sessão fotográfica em dois pressupostos locais: um terreno descampado e uma fábrica (sendo necessária a negociação e autorização para o uso dos mesmos), com o intuito de registar as nossas criações não só num catálogo completo que será concedido a pessoas especificas (director da escola, professores da turma, modelos…) como também em folhetos promocionais do desfile que serão distribuídos à comunidade escolar. Depois de obtermos o registo fotográfico passaremos à fase de tratamento das imagens e realização das páginas que irão compor o catálogo.
Por fim procederemos à execução do produto final: o desfile. Após a divulgação por meio de cartazes, folhetos e convites exclusivos, e a organização espacial e coordenativa realizaremos uma apresentação do nosso projecto fazendo uma passagem da nossa colecção assim como uma explicação do problema adjacente ao nosso trabalho, o seu progresso e o nosso objectivo.
Durante o ano lectivo gravaremos as nossas actividades e desenvolvimento em formato de vídeo e fotografia, podendo fazer mais tarde uma mostra desse material.
Em suma, teremos um longo trilho a percorrer, prováveis obstáculos a ultrapassar e um importante objectivo a cumprir.