Plano B
Um plano B é considerado como uma hipótese de resolução de última hora no caso do primeiro plano não correr bem.
Sendo este projecto tão importante para o nosso grupo seria inevitável termos pensado nesta hipótese.
Portanto, fizemos uma reflexão sobre as opções que podemos tomar para resolver algum problema que possa surgir.
Casting
Estamos a organizar um casting para seleccionar modelos e cooperantes. Já mudámos a data variadas vezes devido a feriados, greves e autorizações. Neste momento está agendado para os dias 15 e 16 de Dezembro porque são a última quarta e quinta, respectivamente, do primeiro período e esperamos que desse modo não atrapalhe o desenrolar das aulas e que haja uma maior adesão por parte quer dos alunos, quer dos professores e auxiliares de educação.
Contudo, é muito provável que muitos dos alunos, visto que se trata da última semana de aulas, saiam da escola mais cedo e por isso não compareçam no casting.
Nesse caso organizaremos um novo dia de casting para quem não tenha tido oportunidade antes.
Materiais
Uma das nossas iniciativas é a recolha de materiais na escola, disponibilizando, para isso, recipientes adequados no CRE e no bar para que quem queira ajudar deixe os materiais. Fizemos, inclusive, uma campanha para mobilizar toda a comunidade escolar, distribuindo flyers e pedindo a contribuição de todos.
Mas existe a possibilidade de não conseguirmos reunir todo o material de que necessitamos. Até agora as expectativas não são muito grandes porque temos vindo a reparar que são poucas as pessoas que se empenham em algo que não as favoreça.
Portanto, caso não tenhamos todo o material de que precisamos quando começamos a desenvolver a roupa, teremos de arranjá-lo nós mesmas e/ou alterar os desenhos finais e utilizar originalmente o material que temos a mais.
Colaboração
Para a realização do nosso projecto e produtos finais precisaremos sempre da ajuda da comunidade escolar (cooperantes na organização e modelos). Sem a união com os outros o projecto não faria sentido, porque acima de tudo o nosso objectivo é a integração.
Em todo o caso, temos consciência de que a adesão poderá não ser a suficiente para as nossas necessidades e consequentemente corremos o risco de não termos todos os modelos com que estamos a contar (6 femininos e 4 masculinos).
Por conseguinte, se eventualmente se verificar tal situação, temos duas hipóteses: realizar menos roupas ou conseguir que cada modelo desfile mais do que uma vez. Ambas as opções são menos favoráveis que a ideia inicial, mas se forem a única maneira de realizarmos o desfile, estamos dispostas a alterar os nossos planos.
Catálogo
Com o intuito de promover as roupas e o desfile, criaremos um catálogo com fotografias dos modelos envergando as nossas criações. A nossa ideia é ter dois cenários completamente diferentes: uma paisagem natural e uma paisagem urbana. Como tal pensámos numa quinta abandonada e uma fábrica de madeiras.
Se, por alguma razão, não for possível realizar a sessão fotográfica nos sítios previstos, optaremos por realizá-la ou no parque natural da Arrábida ou no Instituto Superior de Agronomia – ISA (paisagem natural) ou num prédio inacabado (paisagem urbana).
Local do desfile
A nossa intenção é realizar o desfile no anfiteatro da escola, ao ar livre. A decisão de efectuar o desfile nesse espaço foi devido ao bom ambiente tendo plantas à nossa volta e sendo um local onde é fácil a visualização por parte de todo o público estejam sentados onde estiverem.
Se não for possível, a outra opção será organizá-lo no campo de jogos da escola. Apesar da organização não ser exactamente a mesma que seria no anfiteatro (em vez de um espaço circular é rectangular) não deixa de ser um bom local pois é amplo e de fácil acesso a qualquer pessoa que pretenda ver o desfile. O único contra é a questão do som, por ser um espaço de grande área, o som pode não chegar na perfeição a todo o público.